Fertilizantes Tocantins participa do Estradeiro BR-158

Ponte em fase de conclusão sobre o Rio Araguaia, ligando Mato Grosso àGoiás

Ponte em fase de conclusão sobre o Rio Araguaia, ligando Mato Grosso àGoiás

 

A Fertilizantes Tocantins participou entre os dias 25 e 30 de setembro do ESTRADEIRO BR 158, uma iniciativa do Movimento Pró-Logística, vinculado à Aprosoja MT.

O ESTRADEIRO BR 158, que está em sua 27a edição, partiu de Canarana/MT, passou por São Miguel do Araguaia/GO, Palmas/TO, Porto Nacional/TO, Redenção/PA e finalizou o percurso em Marabá/PA perfazendo cerca 1,7 mil quilômetros.

O grupo composto por representantes da Associação dos Produtores de grãos de Mato Grosso – Aprosoja, Movimento Pró-Logística, Fertilizantes Tocantins e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT realizou reuniões com produtores rurais, políticos e representantes da sociedade organizada onde foi exposto um panorama sobre a realidade logística do centro-norte do país e discutido ações práticas para resolver os problemas relatados e documentados no percurso.

Edeon Vaz Ferreira, Diretor executivo do Movimento Pró-Logística, fez um balanço e comparou a expedição com a realizada em 2015 e afirmou que, de maneira geral, houve melhorias.

“A BR-158, comparando ao que vimos no ano passado, apresentou melhorias e em vários trechos boas condições de trafegabilidade para o escoamento de grãos desta safra, havendo necessidade de concluir os serviços ora em execução. Outro ponto positivo é que nos reunimos com produtores rurais de Santana do Araguaia e Redenção, para ouvir preocupações e desafios relativos à logística. Em Redenção, por exemplo, estiveram no local mais de 70 pessoas”, conta.

O grupo também se reuniu com a empresa que presta serviço de balsas no Rio Araguaia, próximo a Caseara, no Tocantins. “A empresa nos mostrou projeto finalizado, já com ordem de serviço para disponibilizar uma nova balsa, que comportará até oito bi trens. Esta rota (Santana do Araguaia – Caseara) dará acesso ao terminal ferroviário de Porto Nacional”, explica Ferreira.

O diretor executivo aponta boas condições na GO-164 até a TO-373. O trecho é importante por ser uma sequência da BR-080 e fazer parte do roteiro até o terminal de grãos que será futuramente instalado em Alvorada do Tocantins.

Terminal e ETC
A equipe do Estradeiro visitou também o terminal de grãos da VLI, em Porto Nacional (TO). Com capacidade de movimentação 2,4 milhões de toneladas, o local fez neste ano apenas 450 mil.

De acordo com a empresa, o número bastante inferior a capacidade se deve aos problemas climáticos que afetaram o estado e, por consequência, a safra. O local ficará vazio até a próxima colheita.

A expedição finalizou a viagem visitando as futuras instalações da Estação de Transbordo de Carga (ETC) na hidrovia do Rio Tocantins, em Marabá/PA.

Más condições
Apesar da boa trafegabilidade de maneira geral, o Estradeiro da BR-158 apontou que a MT-326, no trecho de Canarana até a chegada à BR-158, está em más condições. “Começaram a fazer a recuperação da rodovia, mas depois paralisaram e isso nos preocupa. Vamos repassar essa posição para Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) para avaliação”, explica Edeon Vaz Ferreira.

Além desta rodovia estadual, a BR-153 apresentou defeitos na pista. Ainda que representantes do DNIT estiveram presentes, a equipe do Movimento Pró-Logística também encaminhará relatório ao órgão.

 

Ascom Aprosoja
Ascom Fertilizantes Tocantins

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